quarta-feira, 26 de abril de 2017

Paisagem natural e paisagem modificada

Texto da professora Márcia Aparecida Pereira Schmitt.

O objetivo desta aula foi identificar juntamente com os alunos as características das paisagens naturais e paisagens modificadas.

Em uma roda de conversa, foi apresentado para os alunos fotos e figuras de paisagens naturais e paisagens modificadas, onde eles puderam visualizar e relatar oralmente as principais características das mesmas e a ação do homem em cada uma delas.



Os educandos entenderam que ambas as paisagens mudam com o passar do tempo; as naturais devido à ação da própria natureza, provocadas por agentes internos e externos e as modificadas, o homem vai mudando conforme suas necessidades, principalmente devido ao grande aumento populacional, o qual está contribuindo para que grande quantidade da natureza esteja sendo modificada e até sendo destruída, acarretando grandes problemas à vida do nosso planeta.




Da mesma forma, eles identificaram que isso está acontecendo porque a ação do homem na maioria das vezes está sendo feita da forma errada, sem planejamento e, por isso, faz-se necessário no presente momento preservar o meio ambiente em que vivemos, através de uma forma de desenvolvimento que consiga manter a sustentabilidade em relação à exploração da natureza.


Logo após os alunos dividiram-se em grupos e confeccionaram cartazes de paisagens naturais e de paisagens modificadas.
Relato de alguns alunos:

“A diferença entre as duas, é que a natural se faz sozinha e a modificada são as construções, plantações, prédios e outras coisas que o homem constrói, só que às vezes as ações do homem podem trazer grandes consequências para o nosso planeta.” 
Emanuelly Souza do Nascimento


“As paisagens naturais são as árvores, animais, lagos, tudo que tem na natureza e as paisagens modificadas são as construções feitas pelos homens para trazer conforto à população.” 
Luiza Caroline Andrade


“Quando abrimos a janela vemos paisagens, que podem ser naturais ou modificadas depende do lugar onde você mora.” 
Renan Eduardo Schenemann


“Todos nós precisamos de um lugar para morar, por isso precisamos ter consciência do que estamos fazendo com o nosso planeta. “ 
Davi Rafael Bobato


Nenhum comentário:

Postar um comentário