quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Expocultura

Texto da professora Márcia Aparecida Pereira Schmitt.

Foi realizada, neste ano de 2017, na cidade de Imbituva-PR, a II Expocultura. A exposição que é organizada pela Secretaria de Educação e Cultura, contou com a participação de todas as escolas e Cmeis da rede municipal de ensino e teve como tema: “Literatura Infantil”.

Sou a professora Márcia Aparecida Pereira Schmitt, da Escola Rural Municipal de Mato Branco de Baixo, trabalho com a turma do 5º ano A, no período matutino e 4º ano A, no período vespertino. E, diante do tema proposto, nossa escola optou por trabalhar uma das mais tradicionais obras de Monteiro Lobato, o Sítio do Picapau Amarelo.

Em sala de aula, com minhas turmas, foram lidas diversas obras de Monteiro Lobato, além do cineminha com pipoca com episódios do Sítio do Picapau Amarelo e a confecção de marcadores de páginas com os personagens Visconde de Sabugosa e Emília.
Especificamente, no 5º ano A, cada aluno confeccionou um livrinho dos principais personagens da obra onde, para isso, foram utilizados vários recursos, como: pintura, desenho, recorte e colagem e também dobradura. Os alunos se divertiram e aprenderam mais sobre cada personagem. Então, após o término do livro, os mesmos fizeram uma produção de texto, onde cada um refletia e elaborava a sua própria história.

Já com a turma do 4ºano A, foi trabalhado a biografia ilustrada de Lobato e os alunos adoraram, aprenderam e, principalmente, entenderam a vida do escritor e também o porquê ele está vivo, por meio de suas obras, até hoje na memória das pessoas.

Para encerrar, os trabalhos foram expostos, juntamente com todos os trabalhos da nossa escola na II Expocultura, onde o nosso stand foi a representação da casa do Sítio do Picapau Amarelo, o qual foi um sucesso. Mas, a maior realização de todos foi a certeza de ter o principal objetivo alcançado: fazer com que, dessa maneira, os alunos viessem entender a importância da leitura em nossas vidas. 
























Nenhum comentário:

Postar um comentário